domingo, 8 de maio de 2016

Produção de ônibus no Brasil amarga queda acumulada de 39,2%

A crise econômica persiste, o que afeta diretamente os setores que expressam o nível de investimento de diversos seguimentos do país, como a produção de ônibus e caminhões. De acordo com o balanço divulgado pela Anfavea, a produção de ônibus no Brasil entre janeiro e abril deste ano teve recuo de 39,2% em relação ao mesmo período de 2015, que já registrou números negativos expressivos.

De acordo com o balanço, nesse período, foram produzidos em 2016, 5.924 chassis de ônibus contra 9.747 de janeiro a abril de 2015. Como a crise econômica e fiscal atinge diretamente os cofres públicos, afetando assim os investimentos em mobilidade urbana, o setor de ônibus urbanos foi o que mais registrou queda, de acordo com a Anfavea. A produção de janeiro a abril de 2016 recuou 43,4% em relação ao mesmo período de 2015. Foram fabricados neste ano 4.338 chassis de ônibus urbanos ante 7.659 do período de janeiro a abril de 2015. 

Estes números são refletidos na prática nos planejamentos de fabricantes de chassis e carrocerias de ônibus. Em teleconferência com analistas de mercado, a Marcopolo anunciou que admite a possibilidade de estudar o fechamento de plantas de fabricação de carrocerias, sendo as plantas de ônibus urbanos no Rio de Janeiro, tanto da marca como da Neobus, as mais cotadas para um eventual fechamento. Outras fabricantes de ônibus também encerraram as atividades de plantas fabris por causa da crise econômica brasileira.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...