sábado, 28 de maio de 2016

Dúvida sobre uso de porta do meio em ônibus cria confusão; Semob esclarece

Muitas pessoas acham que a utilização da porta do meio do ônibus é exclusivamente para portadores de deficiência. Porém, segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) esse acesso também pode ser utilizado como meio de desembarque por qualquer passageiro e para a entrada de gestantes e idosos, quando solicitado. As dúvidas são muitas e chegam a provocar bate-boca entre usuários e operadores. 

Sayonara Nery, estudante de Letras, já presenciou diversas vezes a inadimplência de alguns motoristas que se negaram a abrir a porta do meio para o desembarque. “Já presenciei um motorista que se recusou a abrir a porta do meio para uma senhora grávida e ela estava com um barrigão enorme. Inviável ir até a última porta em um ônibus lotado. Eu e outras pessoas falamos e reivindicamos um direito que era dela mas ele (motorista) nos ignorou. A gestante teve que passar por todas as pessoas, num aperto, até chegar à última porta e desembarcar.” 

A estudante de Jornalismo Bianca Patrícia também presenciou várias cenas de motoristas que se negaram a abrir a porta, quando solicitado. "Já presenciei alguns motoristas se negarem a abrir a porta do meio para idosos descerem. Principalmente quando se trata de idosos; as pessoas gritam até o motorista abrir a porta. A grande maioria faz isso. No meu caso não vejo problema. Já que não tenho tanta dificuldade para me locomover até a porta traseira", comentou. 

Para Semob, a porta do meio do ônibus é o único acesso para cadeirantes por conter o elevador. Além disso, é uma maneira de agilizar o desembarque, que é quando ela pode ser utilizada para os demais passageiros. Se algum motorista se negar a abrir a porta para o desembarque, ou pessoas que precisarem dela para o embarque, podem reclamar junto a Semob. Se o motorista se negar a parar para qualquer pessoa que seja, também pode ser feita a denúncia para que o órgão responsável tome as medidas cabíveis. O telefone para denúncias e reclamações, na Capital, é 0800 281 1518.

Fonte: Portal Correio

Um comentário:

josé edvan júnior disse...

Na verdade, a porta no meio é projetada para embarque e desembarque de deficientes e idosos, necessitando usar o elevador ou não, para que esse grupo de passageiro tenha facilidade e uma certa prioriedade no embarque e desembarque do transporte. Não é a toa, os acentos preferenciais nesses onibus ficam no centro do onibus.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...