quinta-feira, 17 de março de 2016

MAN/Volkswagen apresenta micro-ônibus com piso baixo 8-160 OD

A fabricante MAN Latin America apresentou o primeiro micro-ônibus Volksbus 8.160 OD com piso baixo. O veículo também conta com suspensão pneumática. As primeiras unidades já estão encomendadas para o programa Caminho da Escola, do governo federal, e devem ser entregues ao longo deste ano. Ao todo devem ser 250 veículos. 

Diferentemente de outros modelos utilizados no programa, os veículos serão destinados não para vias rurais, mas para áreas urbanas de difícil circulação. De acordo com a MAN, o veículo pode trafegar nas zonas urbanas de acesso mais difícil por características como comprimento máximo, o ângulo de ataque e de saída, ou seja, o desenho de inclinação na frente e atrás possibilitando enfrentar áreas íngremes, valetas e desníveis. O chassi pode receber carrocerias com, no máximo, 7,7 metros de comprimento e o entre-eixos é de 5 metros. O motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e o sistema utiliza o fluido Arla 32 para cumprir a atual legislação de redução de emissões. A transmissão é ZF S5 420, de 5 marchas. 

Dependendo da configuração, o micro-ônibus pode ter portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeiras de rodas. Continua no mercado outro chassi de pequeno porte da marca com piso baixo, o 9.160 OD, também com suspensão pneumática. O modelo foi inicialmente desenvolvido para o programa Caminho da Escola e depois utilizado em transporte urbano. O motor, a transmissão e o sistema de redução de poluição são os mesmos que os usados no irmão menor e mais novo 8-160 OD.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...