quinta-feira, 17 de março de 2016

Ônibus urbanos perdem 4% dos passageiros no país em meio à crise

O número de passageiros de ônibus urbanos no país caiu em média 4,2% no ano passado em relação a 2014. Levantamento inédito da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano) estima uma perda de 900 mil usuários por dia. Trata-se do quarto ano seguido de queda –e a maior registrada nesta década. 

Esse mapeamento é feito pela entidade a partir dos dados de 16 grandes cidades (incluindo as maiores capitais), que detêm praticamente dois terços dos passageiros transportados no Brasil inteiro. Nas duas últimas décadas, os ônibus chegaram a perder espaço diante da concorrência de outros modos de transporte –como motos e carros. 

A principal explicação para a queda de 2015, porém, é a crise econômica –que incentiva mais deslocamentos a pé e reduz as viagens de trabalhadores empregados. “A pessoa nem sai mais para procurar emprego porque não acha”, avalia Otávio Cunha, presidente da NTU. A diminuição do número de passageiros cria uma dificuldade adicional para prefeituras e governos estaduais, que são os responsáveis pela gestão desse sistema. Como a receita das empresas cai, é necessário readequar as despesas delas ou aumentar tarifas para cumprir os contratos com as viações.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...