quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Semob revela: Av. Pedro II terá faixas exclusivas de ônibus

Tanto a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) quanto a Aetc-JP garantiram que, na virada do ano, do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, o pessoense não será surpreendido com um reajuste de tarifa de ônibus, como já chegou a acontecer na Capital. Além disso, somente haverá reunião do Conselho de Mobilidade Urbana em fevereiro. 

A mudança no comando da Semob, com a nomeação de Carlos Batinga, agradou ao setor dos transportes. A estratégia para evitar aumento de tarifa, no momento, é reduzir os custos das empresas. Uma das medidas para essa redução: a Semob vai aumentar, neste mês de janeiro, a quantidade de faixas exclusivas de ônibus em João Pessoa. Haverá ampliação da faixa na Epitácio Pessoa, estendendo até a altura da avenida Tito Silva, e implantação no corredor da Pedro II, até a altura do Ibama, segundo Carlos Batinga. 

Ele adiantou, ainda, que também está avaliando implantar a faixa exclusiva de ônibus na avenida Josefa Taveira, em Mangabeira. Com isso, das atuais quatro faixas de rolamento – duas em cada sentido –, metade seria destinada ao tráfego de ônibus. A ampliação trata-se de um plano de ações de curto prazo, que seria no período de até um ano, e de médio prazo, que seria em até cinco anos, no qual se inclui o Plano de Mobilidade Urbana e o BRT, por exemplo. A ampliação das faixas exclusivas reduz custos à medida que diminui o tempo de viagem do transporte coletivo, chegando em alguns casos a permitir a redução de frota. O mesmo acontece com algumas intervenções viárias que reduzem o percurso do ônibus. No entanto, o lado negativo dessa implantação de corredor exclusivo para ônibus é que na Pedro II, por exemplo, que já foi alargada em 2008 e mesmo assim congestiona em horários de pico, restará apenas duas faixas para automóveis e motocicletas.

Fonte: Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...