quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ônibus a Gás Natural teve custos 28% menores que diesel, revela Scania

A Scania aposta no gás natural e no biometano como soluções para transportes coletivos com menos emissões de poluentes para o Brasil e demais países da América Latina. A fabricante divulgou os resultados dos testes que fez com um modelo fabricado na Suécia e que circulou em diversas cidades, inclusive em São Paulo. 

Segundo a montadora, enquanto o veículo circulou entre junho e agosto deste ano de 2015 na Capital Paulista com GNV, o custo por quilômetro percorrido foi 28% menor que o de um ônibus comum a óleo diesel nos mesmos percursos. O cálculo da operação a diesel também contabilizou os gastos com o Arla 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, usado para que os motores a diesel atendam à norma nacional Proconve P7, com base no padrão Euro V, de redução de emissões. Os resultados foram aferidos pela Netz Engenharia Automotiva, contratada para fazer uma medição independente, segundo a Scania. 

Trata-se de um modelo Scania Citiwide – Euro 6, de 15 metros de comprimento e três eixos, K 280 – 6X2 *4 – DC 09 280, com chassi e motor feitos na Suécia e a carroceria na Polônia pela própria Scania. O veículo circulou por 700 quilômetros, fazendo o trajeto de duas linhas municipais de São Paulo. Um ônibus a óleo diesel, de padrão semelhante, circulou junto com o veículo a GNV. Foi a chamada operação sombra. As emissões de poluição, segundo os testes, foram 70% menores em comparação com o diesel S-10 nos padrões Euro V.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...