domingo, 4 de outubro de 2015

Brasil pode aumentar PIB em R$ 609 bilhões se reduzir emissão de gás carbônico

Em crise econômica e fiscal, o Brasil teme quedas maiores do PIB – Produto Interno Bruto para 2015 e 2016 e se vira para cortar gastos e até mesmo se cogita aumentar impostos dos cidadãos, com as discussões sobre a volta da CPMF, por exemplo. Mas se o País adotar medidas mais proativas para a preservação do meio ambiente, até mesmo o aspecto econômico poderia melhorar. E o Governo Federal sabe disso. 
Veículo Trólebus em São Paulo.

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas – FBMC apresentou um estudo em cerimônia do Ministério do Meio Ambiente – MMA que revela que agir de forma sustentável rende dinheiro. Segundo o estudo, se o Brasil conseguir alcançar as metas mais ambiciosas de redução de gás carbônico, será possível aumentar o PIB – Produto Interno Bruto em R$ 609 bilhões entre 2015 e 2030. Daria para chegar a este valor pela queda nos gastos com saúde pública e aumento da eficiência da indústria e na prestação de serviços que estas medidas resultariam. 

No caso dos transportes, mesmo se a principal fonte energética dos ônibus continuar sendo o diesel, que é mais poluente que a gasolina, ainda haverá benefícios pelo fato de um ônibus comum poder substituir até 70 carros de passeio em uma única vez pela quantidade de pessoas atendidas. Mas o estudo sugere fontes de energia mais limpas para os transportes, como gás natural, biocombustível e eletricidade, e sistemas mais eficientes e de capacidade maior, como o metrô e o BRT – Bus Rapid Transit – corredores de ônibus.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...