domingo, 4 de outubro de 2015

O ônibus do futuro é autônomo, transparente e seguro

Muitas marcas apresentam conceitos do que pode ser o futuro do ônibus, transporte de massas das maioria dos municípios brasileiros. No entanto, o projeto concebido pela MAN, em parceria com a Universidade de Reutlingen, na Alemanha, é um dos mais empolgantes. 

A curiosidade é que o projeto resulta de ideias dos próprios estudantes da instituição, que vislumbram as possíveis mudanças e adequações do modal até o ano de 2050. Segundo projeto, o ônibus do futuro vai ser equipado com uma série de sensores e dispositivos para torná-lo seguro, e para que os pedestres, ciclistas e demais veículos, que estejam ao seu redor, também estejam em segurança. O modo de condução do futuro será autônomo, ou seja, sem condutor. 

Diferente dos modelos urbanos e rodoviários que vemos em circulação hoje, o conceito do futuro será composto por mais vidro e menos carroceria. Sem dúvidas, no futuro, o modal utilizará materiais muito diferentes dos utilizados hoje; os bancos no interior do veículo, hoje rígidos, receberão pulsos elétricos para torná-los macios e confortáveis. Sem contar que o ajuste será individualizado, ao gosto do usuário. A interação homem-máquina ficará à cargo de aplicativos de smartphones. Por exemplo, o ônibus poderá transmitir mensagens ou informar paradas aos usuários, mediante requisição destes. O modal do futuro, inclusive, monitora passageiros portadores de auxílios especiais, medindo seus sinais vitais, por exemplo. Esses são apenas alguns aspectos do Ônibus do Futuro. Não são citadas informações sobre o combustível a ser empregado. Mas até 2050 e, com universitários engajados no projeto, podemos esperar modelo com baixo teor ou mesmo zero poluentes. 

Com informações: MotorPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...