terça-feira, 19 de maio de 2015

Scania quer produzir ônibus a gás no Brasil

A Scania pretende fabricar ônibus com motor a gás que pode ser abastecido também com biometano. A empresa já negocia com a matriz sueca o projeto, que por enquanto não tem investimento definido. “Devemos primeiro importar o motor e montar o chassi aqui. A ideia é que, em uma segunda etapa, o motor também seja nacionalizado”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da companhia para o Brasil. 
A fabricante assegura que o projeto não seria desafio tão grande para a empresa, já que o chassi já é feito localmente e o propulsor, apesar de ser Euro 5, compartilha 90% dos componentes com o motor diesel produzido na planta do ABC paulista. “Poderíamos começar importando o restante das peças, mas com o foco natural de desenvolver fornecedores locais”, explica. O ônibus a gás da Scania roda em testes com biometano no Brasil. A promessa é de que o modelo, apesar de custar até 25% mais do que um veículo a diesel, garanta economia de 40% a 45% no custo por quilômetro rodado na comparação com o combustível fóssil. Se abastecido com gás natural a redução é mais modesta, de 25%. 

Com a iniciativa a Scania pretende comprovar a evolução dos motores a gás. A empresa aponta que, além do benefício no custo por quilômetro rodado, a vida útil dos propulsores chega a ser 40% mais longa, com o mesmo nível de manutenção e com a performance tão boa quanto a garantida pelas versões a diesel. “Diversificar é a saída, mas outras tecnologias são caras e precisam de subsídio, como os trólebus, elétricos, híbridos e movidos a etanol. Este projeto é viável, porém ainda não há escala de produção do biometano no País”, conta Munhoz. O executivo avalia, no entanto, que esta situação pode mudar sem tanto investimento, já que o gás é produzido basicamente a partir do lixo.

Com informações: Automotive Business / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...