quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Frota de carros cresce em João Pessoa e cada vez mais os ônibus são deixados de lado

A política de mobilidade urbana prevê um transporte público de qualidade, para que os cidadãos troquem seus veículos particulares pelos ônibus. Mas, na prática, as cidades estão indo na contramão. Em João Pessoa, as empresas de coletivos contabilizam 2 milhões de passageiros a menos, por mês, em relação ao que existia nos anos 90. 
Trânsito na Avenida Epitácio Pessoa
No Brasil, um estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aponta que em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus no País. Para a Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), a explicação é a facilidade de se adquirir um veículo, hoje, principalmente motocicletas. Os números oficiais confirmam a tendência. Dados do Detran apontam que em cinco anos, a frota de motos cresceu 74% na Paraíba, saltando de 241.451 (em 2009), para 420.517 (em 2013). Até julho deste ano, as motos somavam 438.712. Com isso, as empresas perdem usuários. 

Mas para os ex-passageiros o argumento é outro: ônibus superlotados e sucateados, viagens demoradas. O vendedor João Paulo Duarte mora em Bayeux e trabalha em João Pessoa. Cansado de enfrentar de 30 a 40 minutos de ônibus todos os dias para chegar à empresa, comprou uma moto e garante que valeu a pena. “Hoje, faço o percurso em 10 minutos. Dá tempo até ir almoçar em casa e descansar um pouco antes de voltar, o que antes era impossível”, disse. 

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...