terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Plano de cooperativa da Busscar é apresentado a ex-funcionários

O presidente e o secretário geral da Unisol Brasil, Arildo Mota Lopes e Gilson de Jesus Gonçalves, participaram de uma assembleia no dia 17/01, na sede do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, com aproximadamente 300 ex-funcionários da Busscar Ônibus, empresa fabricante de carrocerias de ônibus que teve sua falência decretada pela justiça em setembro de 2012. 

O Sr. Pedro Medeiros, representando a Comissão dos ex-funcionários, destacou que três fatores são essenciais para a constituição da cooperativa: a vontade e mobilização dos trabalhadores; a negociação com algum investidor que possa injetar capital para iniciar a produção dos ônibus; e um acordo com o judiciário que permita arrendar o parque fabril. Pedro salientou que a comissão que está conduzindo o processo realizou um estudo de viabilidade e chegou a conclusão de que é viável retomar a produção das carrocerias de ônibus. O plano de viabilidade construído pelo grupo prevê, inicialmente, a produção de 2 ônibus diários com 600 cooperados. 

O Presidente da Unisol, Arildo Mota Lopes, destacou que eles não estão sozinhos nesta luta e que na base da Unisol há 28 cooperativas que surgiram através da falência de suas antigas empresas.  Além dos representantes da Unisol Brasil, estiveram presentes Paulo Caires, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, e Vilmar Ossowsky, representando a CUT/SC. Ambos deixaram sua mensagem de apoio, colocando-se a disposição para consolidação deste processo.

Com informações: Unisol Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...