sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Por que as cidades estão cada vez mais congestionadas?

“Diariamente, o transporte coletivo carrega 40 milhões de passageiros – o equivalente a pouco menos de 20% da população do país. No entanto, esse número já foi muito maior. De 1993 a 2017, a queda de usuários transportados foi de 35,6% – nos últimos 10 anos, apenas 2007, 2008 e 2011 tiveram ligeiro aumento, com base na análise de 9 capitais do país, segundo o anuário da Associação Nacional dos Transportes Urbanos (NTU).” 

“Em contraponto, houve um aumento considerável da frota de veículos, conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em 2008, o país contava com um total de 54,5 milhões de veículos – considerando carros, caminhões, ônibus, motos –, número que atingiu 100,7 milhões em 2018. Ou seja, enquanto os ônibus caíram 35,6%, o transporte individual cresceu 85% em uma década. 

De acordo com a NTU, pesquisas realizadas indicam que, em vias estruturais, os automóveis ocupam 70% do espaço, mas transportam cerca de 20% do total de pessoas. Estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) estimou que, no Brasil, o prejuízo com o desperdício de tempo no trânsito seja de mais de R$ 111 bilhões. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a população gasta pelo menos 2,5 horas para ir e voltar do trabalho. “Esse volume [de carros] colocado nas ruas reduziu a velocidade média dos principais corredores das cidades, o que retirou do transporte público as condições ideais de operação. Dessa forma, ele deixou de oferecer atributos de qualidade essenciais para os usuários: pontualidade, regularidade e tempos menores de viagem”, diz o engenheiro Luiz Carlos Mantovani Néspoli, Superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Fonte: Sitrans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...