segunda-feira, 22 de julho de 2019

A chegada da Empresa Gontijo na região Nordeste

Hoje em dia, é evidente a forte presença da Empresa Gontijo na região Nordeste, todos os estados da região é atendida pela empresa. Grande maioria das ligações ligam o Nordeste ao Sudeste brasileiro, mais a Gontijo opera muitas linhas internas no Nordeste, operando até linhas intermunicipais nos estados do Ceará e Bahia. 



Linhas como Fortaleza x Picos-PI, Fortaleza x Floriano-PI, Natal x Crato, Natal x Aracaju, Natal x Salvador e Teresina x Petrolina e Teresina x Salvador são exemplos desta forte presença da Gontijo na região. Mas a chegada da Empresa Gontijo na região ocorreu na década de 70. A sorte sempre esteve ao lado do Senhor Abílio Gontijo, tanto que em meados de 1975 ele realizou um sonho, expandindo as fronteiras da empresa em um lance no qual a sorte teve papel fundamental. 

Ganhou em um sorteio promovido pelo DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) o direito de atender a linha: Belo Horizonte x Salvador. Ainda na década de 70, a Gontijo passou a ligar a capital mineira também a Goiânia, Recife e Campo Grande, firmando sua competência para realizar viagens de longo percurso. A segunda metade da década de 70 foi marcada pela incorporação de várias linhas e empresas pela Gontijo sendo um período de grande aperfeiçoamento técnico e de crescimento da empresa. 

A Gontijo acelerou fundo em direção ao Nordeste, procurando principalmente estabelecer uma ligação com São Paulo, e aproveitou uma grande oportunidade. Comprou a Viação Bonfinense, com seus 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste, e abriu definitivamente as portas para um mercado que hoje responde por cerca de 35% do movimento da empresa.

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...