segunda-feira, 15 de abril de 2019

João Pessoa promete 'revolução do transporte coletivo', ainda no papel

Desde março de 2014, já se passaram cinco anos e a chamada ‘revolução do transporte coletivo de massa’ em João Pessoa não saiu do papel. Esse é o tempo transcorrido entre o anúncio da implementação do Bus Rapid Transit (BRT) na Capital e o aguardado pela licitação do sistema que o substituiu, chamado ‘Linha Troncal’. Entre outras obras de mobilidade, estão ajustes na Epitácio Pessoa e construção de terminais de ônibus no Varadouro e no Valentina.

A divulgação da chegada do BRT, orçado em R$ 188 milhões, foi feita em janeiro de 2014. Na época, o então superintendente da Semob-JP, Nilton Pereira, classificou o ano como ‘Ano da Mobilidade’ na Capital. No projeto, cinco corredores de maior movimentação de João Pessoa (Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa e Tancredo Neves) seriam contemplados com terminais de integração. A obra seria iniciada em março daquele ano na Avenida Cruz das Armas. “Vai ter também o Terminal de Integração Central. Então nós vamos fazer uma rede integrada de corredores que vai proporcionar muito mais facilidade e dar muito mais rapidez e conforto aos usuários e também criar uma alternativa importante para quem tem um carro porque o espaço vai ficar restrito para o carro e vai ser muito mais rápido você andar de ônibus do que andar de carro”, disse Nilton Pereira durante entrevista em 2014. 

Porém, em janeiro de 2017 o então superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, anunciou que não havia mais prazo para que as obras do BRT fossem iniciadas. A justificativa utilizada na época foi de contingenciamento de recursos por parte do Ministério das Cidades. Já em dezembro de 2018, o projeto do BRT foi renomeado para Linha Troncal com a promessa de manter as intervenções viárias pensadas para o BRT. Os cinco terminais de integração prometidos não saíram do papel. Ao invés deles, dois terminais serão construídos: o Metropolitano, no Varadouro, e um no bairro de Mangabeira.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...