terça-feira, 12 de março de 2019

Vem aí o ônibus elétrico 100% brasileiro

O Grupo Moura, a Eletra e a XALT Energy firmaram parceria para produção do primeiro ônibus elétrico 100% fabricado no Brasil, além de um novo modelo elétrico-híbrido. 

A união entre a líder em vendas de baterias na América do Sul, a empresa referência em transporte público sustentável no País e a norte-americana especializada em soluções de armazenamento de energia para veículos pesados de grande porte foi oficializada nesta quinta-feira (21) e prevê a apresentação dos novos modelos ao mercado até meados de 2019. 

Os ônibus com tecnologia elétrica representam a melhor proposta tecnológica para o transporte urbano e podem circular em diferentes configurações. No veículo elétrico puro a energia para o sistema elétrico é proveniente de um avançado conjunto de baterias de lítio, interligadas em série e em paralelo. Já no modelo elétrico-híbrido, a energia vem também destas baterias e do grupo motor-gerador, que, somados ou individualmente, alimentam o sistema de tração. 

Nos dois modelos apenas o motor elétrico traciona o veículo. O elétrico-híbrido pode operar no modo elétrico puro (grupo motor-gerador desligado) por até 30 (quilômetros) km, por isto o modelo é chamado de Híbrido-Dual, tecnologia exclusiva da Eletra. Já o modelo elétrico puro apresenta autonomia de aproximadamente 200 km.

por Egídio Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...