sexta-feira, 15 de março de 2019

Operadores de ônibus em Campina Grande param e empresas citam ‘falência’

Os operadores de ônibus de Campina Grande paralizaram as atividades durante a manhã desta quinta-feira (14) em protesto. O Sindicato dos Motoristas alega que há atraso nos salários dos trabalhadores. A estimativa é de que os veículos fiquem parados durante duas horas, dentro e fora do Terminal de Integração, no Centro da cidade. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas, Antonino Macedo, os empresários do setor enfrentam dificuldades para fechar a folha de pagamentos e estariam descumprindo acordos firmados em convenção coletiva. O presidente alertou que o sistema de transporte público de Campina Grande “está falido”, mas que isso não deve ser repassado para os trabalhadores, que permanecem ativos e merecem receber os salários em dia. O Sindicato de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) não comentou a situação. O secretário da Pasta Municipal, Félix Neto, se limitou apenas a dizer: “o transporte em crise”. 

O Sindicato das Empresas disse que há queda no número de usuários e reconhece o risco de novas paralisações do serviço. “Sem passageiros, Sitrans reconhece que novas paralisações podem acontecer e falência do sistema é uma realidade”, disse em nota. O diretor institucional do Sitrans, Anchieta Bernardino, argumentou que a situação enfrentada atualmente pelas empresas, em função da redução significativa dos passageiros transportados, está dificultando o cumprimento das obrigações empresariais, principalmente com o pagamento da folha salarial. Outro agravante apresentado pelo dirigente das empresas é o crescimento exponencial dos benefícios concedidos pelo Poder Público, que já representam 40% dos passageiros transportados, que ganharam o privilegio da meia tarifa ou de 100% da gratuidade “Nos últimos meses, segundo Anchieta Bernardino, as empresas estavam recorrendo a empréstimos bancários para honrar os compromissos financeiros, mas, sem faturamento, as empresas não conseguem mais ter acesso ao crédito bancário”, disse Bernardino.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...