terça-feira, 23 de outubro de 2018

Usuários de ônibus esperam no sol e sem proteção

O gesseiro Vagner Sales Pereira, 31 anos, aguardava por mais de meia hora um ônibus com destino a principal avenida do bairro de Mangabeira, a Josefa Taveira, em João Pessoa. Uma espera castigante, pois na parada de ônibus onde estava, na Avenida Ranieri Mazilli, no Cristo Redentor, não possui abrigo e nem bancos para se sentar. Um problema comum em vários localidades na Capital paraibana. 

Além da falta de coberta, algumas que têm estão quebradas ou com tijolos improvisados servindo de assento. Atrelado a isso, os passageiros ainda enfrentam essa situação em períodos quentes. Ontem, a temperatura máxima registrada pelo Climatempo para João Pessoa foi de 31ºC. Os dias estão mais quentes e com reduzida possibilidade de chuvas na área litorânea. Conforme a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) somente 41,94% paradas contam com abrigos. Na Rua Napoleão Duran, no Cristo Redentor, a primeira parada próxima ao terminal final de ônibus está com a sinalização escondida por uma marquise de um estabelecimento comercial. 

Em torno de 200 metros depois, os moradores contam com um equipamento com abrigo, porém está danificada, pondo em risco a vida dos passageiros. “Nós reclamamos, mas acho que eles não trabalham para atender a população porque não haveria parada de ônibus desse jeito. Aqui, logo cedo, vejo várias pessoas esperando em pé por mais de meia hora, principalmente muitos idosos”, comentou o aposentado João Fernandes de Souza, 69 anos. Em outros locais é possível encontrar paradas sem abrigos onde as árvores e as portas de bares e restaurantes servem proteção do Sol ou da chuva como no Rangel e Jaguaribe. 

O gesseiro Vagner Sales Pereira lamentou a falta atenção com os usuários do transporte público. “Eu vejo mães com crianças no colo esperando em pé e no Sol porque se você se distanciar demais perde o ônibus porque eles passam direto se não der a mão”, reclamou, acrescentando que a única forma de se proteger é se esconder atrás dos postes de iluminação. Na mesma principal do Cristo Redentor, os moradores colocaram tijolos para servir de assento. Já na Rua Quatorze de Julho a população preparou um banco de madeira para evitar que os passageiros esperem em pé.

Fonte: Correio da Paraíba/Fotos: Nalva Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...