segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Conheça o Volksbus e-Flex, o ônibus híbrido da marca desenvolvido no Brasil

Depois de apresentar o caminhão leve VW e-Delivery no ano passado, agora foi a vez do ônibus Volksbus e-Flex que a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou no Salão de Hannover, na Alemanha. 

A ideia do ônibus é que ele não seja totalmente dependente de estações de recarregamento de baterias. Para isso, o protótipo do e-Flex foi desenvolvido para utilizar um motor elétrico para tração e outro a combustão (etanol/gasolina) para gerar a energia para as baterias. Quando a carga das baterias baixar a 20%, o motor a combustão é acionado automaticamente até a carga subir a 80%, quando é desligado. Este tipo de híbrido (elétrico para tração e combustão para gerar energia) é chamado de serial. 

Para auxiliar na recarga das baterias, o modelo conta também com sistema de recuperação de energia nas frenagens e desacelerações. E quando ele está parado a noite, as baterias são ligadas na rede de energia para recarga de 100% em até três horas. A vantagem desse sistema com motor gerador de energia é a garantia de uma autonomia maior e o uso de um conjunto menor, mais leve e mais barato de baterias de lítios (100 kWh), importado da China.

Fonte: Transporte Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...