quarta-feira, 4 de abril de 2018

Especial “Opcionais de João Pessoa” (Parte 1)

No ano de 1997 a prefeitura de João Pessoa implantou um novo serviço no transporte coletivo da cidade, chamado “Opcional”. 

No primeiro momento, os veículos opcionais foram distribuídos nas linhas 105-Cidade, 108-Alto do Mateus, 120-Valentina, 202-Ernesto Geisel, 204-Cristo Redentor, 301-Mangabeira, 505-Ipês, 507-Cabo Branco, 510-Tambaú/Praia, 511-Tambaú/Hiper e 5600-Mangabeira. 

O serviço contava com ônibus climatizados, poltronas reclináveis, frigobar e televisores, proporcionando ao passageiro uma viagem mais confortável. Nestes coletivos, os usuários não podiam andar em pé, além disso o serviço funcionava apenas em dias úteis.

Inicialmente era comum ver os opcionais circulando vazios pelas ruas da cidade, o principal fator era o valor da tarifa, na ocasião, R$ 0,80 a passagem inteira, no entanto, com o passar dos dias os usuários passaram a utilizar os coletivos e os opcionais foram aceitos entre a população. O sistema passou por diversas mudanças ao longo dos anos que operou; é o que vamos conferir nas próximas partes desta série especial.

Fonte: Ônibus da Paraíba

2 comentários:

Grupo Diamantino disse...

tá quanto era a passagem antigamente ? que engraçado vc pagar 0,70 por um bom conforto ! hoje em dia vc pega 3,55 sem nem um conforto comparado aos opcional da época.

Grupo Diamantino disse...

saudades desses torino gv foi uma época marcante para minha vida!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...