Na recente semana uma notícia foi muita comentada e que correspondeu a um acordo firmado no dia 3 de março corrente pelas empresas de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de João Pessoa perante a Procuradoria Regional do Trabalho, cuja finalidade foi a de assegurar a contratação de novos cobradores para os respectivos ônibus, de modo a restabelecer o quantitativo desses profissionais ao quadro existente em 1º de agosto de 2016.
O restabelecimento desse quadro deve ocorrer dentro de um prazo de 90 dias.
E também tendo como referência esse mesmo número 90, no acordo firmado ficou estabelecido que novas rescisões contratuais dos cobradores podem ocorrer a partir do atingimento do percentual de 90% da utilização do cartão eletrônico Passe Legal para pagamento da respectiva passagem nos ônibus urbanos desta Região Metropolitana.

A vantagem configura-se na possibilidade que esse mesmo passageiro conta de fazer a integração, em qualquer parada dos ônibus, para conclusão de sua viagem. Em outras palavras: desce de um ônibus e embarca no segundo ônibus em qualquer lugar da cidade, ou seja, sem perder tempo com o deslocamento para um local de integração física, que corresponde àqueles Terminais “fechados”… ou “gradeados”.
O cartão eletrônico tem outro aspecto que caracteriza mais um benefício pra todo mundo: é mais seguro, tendo em vista que faz retirar o uso do dinheiro em espécie dentro do ônibus, minimizando a ocorrência de assaltos contra os passageiros.
É, pois, estranho – pra não dizer inadmissível – que muitos passageiros continuem sem usar o cartão Passe Legal. E ocorrendo que todos utilizem o sistema eletrônico para pagamento de suas passagens, certamente haverá a redução de custos operacionais em favor dos próprios passageiros.
por Mário Tourinho
Um comentário:
Era bom... até colocar a biometria para estudantes!
Postar um comentário