sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Preço faz passageiro trocar o avião pela viagem de ônibus

Depois de descobrir o caminho do aeroporto, na década passada, a classe média agora faz o percurso inverso e começa a trocar o avião pelo ônibus. Só neste ano, até outubro, 7,3 milhões de passageiros deixaram de viajar de avião dentro do país. 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a queda acumulada de passageiros no transporte aéreo doméstico foi de 6,9% frente a 2015. Na contramão, quem vende passagem de ônibus comemora. No portal Rodoviariaonline, as vendas neste ano cresceram 30%, conforme o diretor comercial da empresa, Nilton Sklaski Junior. No site de turismo Decolar.com, a venda de passagens de ônibus em 2016 foi cinco vezes maior que em 2015, segundo informações fornecidas pela empresa. 

Nesta semana, o diretor técnico de saúde Marcelo Aquino foi de ônibus de Belo Horizonte a São Paulo – um trajeto que ele costumava fazer de avião. “Eu fazia viagens curtas de fim de semana para várias cidades”, diz. De 2015 para cá, porém, ficou difícil usar o transporte aéreo. “Não há mais promoções como acontecia antes. Com um mês de antecedência, eu conseguia comprar passagem com bons preços. Agora, quando muito, você tem que se programar para daí a seis meses, o que é praticamente impossível”, reclama. O motivo da troca é evidente: ele pagou R$ 154, e conta que a passagem aérea estava em R$ 700 só a ida. Mas não é só preço que faz o comportamento mudar. Os ônibus, nos últimos anos, melhoraram. Além do conforto dos leitos e das poltronas, às vezes mais espaçosas que as dos aviões, eles oferecem acesso Wi-Fi à internet, água e até TV. No caso de Belo Horizonte, a rodoviária ainda leva vantagem no quesito localização. Para voar, é preciso antes “viajar” até o aeroporto de Confins, e o passageiro ainda precisa chegar pelo menos uma hora antes. Isso torna longa uma viagem que seria curta.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...