quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Aplicativo mapeia paradas e mostra horário dos ônibus em João Pessoa

Desde a última terça-feira (20), os cerca de 300 mil usuários do transporte público de João Pessoa podem monitorar em tempo real, por meio de celular ou tablet, as informações sobre as paradas de ônibus mais próximas, as linhas disponíveis e o tempo estimado de chegada dos ônibus urbanos em cada um dos pontos da cidade. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), o monitoramento pode ser feito por meio do aplicativo JampaBus-Semob, que foi desenvolvido pelo órgão e utiliza a tecnologia GPS para localizar com precisão a posição dos veículos na cidade. 

De acordo com a Semob-JP, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer pessoa com um dispositivo móvel que tenha conexão com a internet. O aplicativo está disponível na Play Store, para aparelhos com a plataforma Android, desde a meia-noite desta terça-feira. A previsão é de que a ferramenta também seja disponibilizada na AppStore, para aparelhos iOS, em até uma semana. A Semob informa que solicitou a inclusão do aplicativo na loja da Microsoft, para aparelhos com o Windows Phone, mas a empresa de tecnologia explicou que não está dando suporte para a plataforma e não deu prazo de disponibilidade do aplicativo na loja. 

O JampaBus-Semob monitora 438 veículos distribuídos em 102 linhas, que trafegam por 1.960 paradas. “O funcionamento do aplicativo se tornou possível após a instalação de chips de GPS em todos os ônibus e o mapeamento de cada uma das paradas. Com as informações enviadas pelo GPS do veículo e pela localização do usuário, uma central de monitoramento recebe os dados e informa, por meio do aplicativo, qual a linha que passa no local onde o usuário está bem como o tempo previsto para a chegada do próximo ônibus escolhido na lista”, explica o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga. Segundo o superintendente, apesar do aplicativo já oferecer algumas ferramentas para os usuários, a meta é de constantemente ele ser atualizado com a implementação de novas funções, conforme o uso constante da população. “Dentro do JampaBus-Semob há um espaço para que os usuários possam enviar um feedback, ou seja, uma colaboração para mostrar se há algum problema em alguma parte do aplicativo, bem como sugerir novas funções que podem ser acrescentadas”, explica. 

Como funciona: Para utilizar o aplicativo, primeiro é preciso que o usuário acesse a loja do celular ou tablet e faça o download gratuito da ferramenta. Após a instalação, ao abrir o aplicativo, o usuário visualiza uma tela onde é possível se cadastrar e em seguida fazer o login por meio do CPF e da senha cadastrada. Na tela inicial da ferramenta, é possível escolher entre duas opções: “localize-me”, para os usuários que já estão em alguma parada de ônibus; ou “ver no mapa”, para quem não está em nenhuma parada e quer saber onde está a parada mais próxima de determinada região. No mapa, os pontos são representados por um ícone redondo com um símbolo de um ônibus. Ao abrir uma das paradas no mapa ou ao clicar em “localize-me”, o usuário vai ser levado a uma tela que mostra exatamente quais os ônibus que passam naquele ponto escolhido. 

Na mesma tela, é possível ver qual o destino final do ônibus e por qual corredor de trânsito ele segue. Para ver a previsão de determinada linha, basta que o usuário escolha entre as linhas que passam na parada. Com um toque na linha escolhida, o aplicativo mostra quais os próximos veículos que estão para chegar na parada, separados por faixas de tempo. Além de mostrar o tempo estimado para chegada do ônibus, a ferramenta mostra qual o número do veículo e a empresa concessionária.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...