quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Iveco lança minibus com novo sistema para acessibilidade de passageiros com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 13.146, de 6 de julho de 2015, assegura acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, inclusive no transporte público, assegurando o direito de ir e vir. 

Mas na prática, ainda nem todos os sistemas estão aptos para atender os cidadãos nestas condições. Além do fato de as estruturas das cidades e das áreas menos urbanizadas não oferecerem o adequado para os deficientes, nem todos os veículos de transporte coletivo contam com acessibilidade. No caso dos ônibus urbanos e metropolitanos, a situação é um pouco melhor. Um maior número de veículos tem elevadores ou piso baixo. Em relação aos ônibus rodoviários, há uma briga gerada pelos fabricantes de veículos e empresários que têm postergado a substituição das arcaicas cadeiras de transbordo manuais que exigem esforço dos motoristas e demais funcionários e colocam os passageiros em situação constrangedora.

A fabricante Iveco, no entanto, apresentou nesta terça-feira, 9 de agosto de 2016, uma solução que diz ser adequada para os passageiros com deficiência e também para os operadores. Trata-se do Iveco Daily Elevittá. O minibus possui uma poltrona que fica numa plataforma que é acionada eletronicamente. Para o portador de deficiência, segundo a Iveco, a vantagem é mais comodidade e segurança ao entrar e sair do veículo.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...