sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cadastramento biométrico alcança 42% dos estudantes de João Pessoa

Pelo menos 42% dos cerca de 100 mil estudantes de João Pessoa que utilizam o Passe Legal realizaram o cadastramento biométrico até a quarta-feira (24), de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur-JP). Segundo o órgão, a medida está sendo tomada para garantir a segurança dos estudantes e evitar fraudes no sistema de passagens. No total, foram instalados seis postos de cadastramento na capital paraibana. 

Segundo a Sintur, o cadastramento é necessário para que a passagem dos estudantes sejam validadas, uma vez que o órgão instalou equipamentos nos ônibus de transporte urbano da cidade que registram as impressões digitais dos estudantes para poder liberar a catraca. Atualmente, o estudante basta apresentar o Passe Legal, passar o cartão na máquina e depois apresentar a carteira de estudante ao cobrador. Quando encerrar o cadastramento e o sitema for liberado, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura biométrica. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o passe legal e está liberado para cruzar a catraca. 

De acordo com o diretor do Sintur de João Pessoa, Mário Tourinho, a utilização da biometria vai evitar fraudes na utilização do cartão estudantil por outra pessoa. “Quando começou o cadastramento, no início, tinhamos uma média de 700 pessoas por dia, esse valor subiu para 900 e agora estamos em uma média de mil pessoas por dia. Há uma adesão muito boa dos estudantes, há o reconhecimento de que este cadastramento é um benefício para ele próprio e para sua segurança”, diz. Inicialmente, o cadastramento estava sendo feito apenas na sede do Sintur, no Centro da capital, mas até esta quinta (25), outros cinco postos também estão disponíveis para o cadastro. O objetivo da instalação de vários postos é descentralizar o serviço e evitar longas filas para fazer o cadastro. O cadastramento vai ser feito até o dia 30 de setembro.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...