sexta-feira, 29 de julho de 2016

Estudante usuário de Passe Legal em João Pessoa deve fazer biometria

Os estudantes de João Pessoa que utilizam o Passe Legal precisam realizar cadastramento biométrico. A medida é necessária porque o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur) está instalando equipamentos nos ônibus de transporte urbano da cidade equipamento que vai registrar as impressões digitais dos estudantes para validar a passagem. Para realizar o cadastramento biométrico é preciso se dirigir ao Sintur, no Centro de João Pessoa, mas por enquanto ainda não há prazo final para o cadastramento.

Atualmente o estudante basta apresentar o Passe Legal, passar o cartão na máquina e depois apresentar a carteira de estudante ao cobrador. Com a mudança, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura biométrica. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o passe legal e está liberado para cruzar a catraca.

De acordo com o diretor do Sintur de João Pessoa, Mário Tourinho, a utilização da biometria vai evitar fraudes na utilização do cartão estudantil por outra pessoa. Mário Tourinho explicou que o período é de avaliação e em breve será divulgado o prazo do cadastramento, bem como a distribuição do atendimento em outros postos.

Alguns estudantes que já fizeram o cadastramento e validaram a leitura biométrica acreditam que a mudança vai contribuir para que outra pessoa não utilize o cartão. Outros receiam que a novidade dentro dos ônibus atrase a viagem dos passageiros. No entanto, Mário Tourinho informou que a biometria vai dar mais velocidade no embarque “tendo em vista que o passageiro será autônomo no seu atendimento”.

Todos os operadores estão orientados para que, em caso de falha, o cartão seja imediatamente liberado, quando o saldo for suficiente para pagar a passagem. O estudante que fez o cadastramento já pode usar a biometria nos transportes de João Pessoa.

Fonte: G1 Paraíba
Arte: Lucas Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...