terça-feira, 28 de junho de 2016

Parlamentar rebate argumentos sobre climatização de transportes públicos de João Pessoa

O vereador Renato Martins rebateu, na semana passada, informações do superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga, sobre um Projeto de Lei (PL) em que o parlamentar sugere a climatização dos ônibus de João Pessoa, devido às altas temperaturas em seu interior, ofertando, assim, um maior conforto aos usuários. 
Ônibus climatizados de João Pessoa, do extinto serviço Opcional. Desativados em 2012.

Durante entrevistas, Batinga havia afirmado que não conseguia entender viabilidade para a execução do projeto e que, se esse fosse aprovado, a população precisaria pagar o preço, porque elevaria os custos para a manutenção do transporte coletivo. O superintendente ainda exemplificou citando a climatização nos transportes públicos no Rio de Janeiro, que conforme ele, recuou devido às despesas. O parlamentar saiu em defesa de seu PL e destacou que em nenhum momento foi propagado o aumento de custos para a sua execução. Segundo ele, no complemento do projeto, já havia uma proposta onde se garantia que o benefício se daria por isenções e renúncias fiscais. 

Ônibus climatizado em Fortaleza/CE. Foto: Fortalbus
“Basta reduzir ou cortar o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o impacto do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Seria então cerca de 9% do valor das passagens para modernizar a frota com transporte climatizado, com câmera de ré e de porta, elevador de cadeirante e assento para obesos. Com esse percentual, teríamos cerca de R$ 30 milhões por ano para investir. Isso iria estimular o uso de ônibus, aumentando o lucro dos empresários e, ao mesmo tempo, descongestionando a cidade pela redução da utilização de transportes particulares”, comentou.

Fonte: Câmara Municipal de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...