domingo, 15 de maio de 2016

Transporte terrestre registra queda de 11%

Com a crise econômica, um dos setores que mais sofrem no país é o de serviços. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o boletim sobre as atividades do setor – Pesquisa Mensal de Serviços -PMS. 

De acordo com o levantamento, no acumulado de 12 meses, as diversas atividades do setor de serviço registraram queda de 4,4%. Neste ano em comparação ao mesmo período do ano passado a perda foi de 5% e em março a variação negativa foi de 5,9%. Algumas atividades, entretanto, sentem ainda mais. É o caso dos transportes terrestres, item que inclui deslocamentos de carga e de passageiros pelas vias urbanas e rodovias. 

Segundo o levantamento, a perda de volume no acumulado de 12 meses foi de 11%. Neste ano, o acumulado é de baixa de 9,7% e no mês de março, o segmento de transporte terrestre encolheu 10,1%. Os transportes, tanto de carga como de passageiros, são considerados termômetro das demais atividades econômicas. Se a indústria não produz e o comércio não vende, há menos demanda de carga para ser transportada. Além disso, com menos atividades comerciais industriais e mais desemprego, o deslocamento das pessoas é reduzido, diminuindo assim a demanda dos ônibus, trens e metrô.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...