quinta-feira, 26 de maio de 2016

Perda de passageiros de ônibus é ruim para a mobilidade urbana como um todo

Os dados são muito preocupantes. Em 2015, as empresas de ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia, o que representa 215 milhões de pessoas a menos no transporte público no período de um ano, como já noticiou o Blog Ponto de Ônibus com base em dados da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. 

Isso significa que para os sistemas de transportes, deixaram de ser arrecadados em torno de R$ 680 milhões. No entanto, muita gente erra ao pensar que esta arrecadação seria em benefício das empresas de ônibus. Na verdade, esta perda é de toda a sociedade porque os congestionamentos e poluição devido ao excesso de carros trazem custos diretos e indiretos como com a saúde pública, perda de produtividade e necessidade de maiores investimentos em infraestrutura para veículos de passeio. 

Além disso, quanto menos passageiros no todo, maior será a tarifa individual. É menos gente dividindo o “bolo dos custos”. O agravamento destes números em relação à perda de demanda do transporte público se dá por causa da crise econômica. No entanto, antes mesmo da crise, o transporte público já vinha perdendo passageiros e os problemas são mais complexos. A crise, entretanto, poderia ser menos sentida pelos transportadores e pelos passageiros se no país houvesse medidas de estímulo ao transporte público e financiamento justo do uso do espaço urbano.

Fonte: Ponto de Ônibus

Um comentário:

Busão de Natal disse...

Parabéns pela a matéria. Falou toda a verdade que o muitos fingem ou em alguns casos realmente não sabem. Novamente vai meus parabéns!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...