sábado, 2 de abril de 2016

Ônibus elétrico articulado faz trajeto de mais de 400 quilômetros com uma carga de bateria

Problemas relacionados à baixa autonomia proporcionada pelas baterias e disponibilidade restrita do veículo são ainda considerados entraves para implantação de ônibus elétricos em diferentes sistemas de transportes. Mas as indústrias querem mostrar que, com o avanço tecnológico, estes problemas vão ficando no passado. 

Na Colômbia, a fabricante chinesa BYD disse que conseguiu fazer com que no último dia 16 de março de 2016, um ônibus articulado de 18 metros, 100% elétrico e dependendo apenas de baterias, percorresse uma distância de mais de 400 quilômetros entre as cidades de Bogotá e Medellín, com uma única carga das baterias. O trajeto não teve paradas e marcou o início dos testes na cidade de Medellín. As operações comerciais começam nesta semana. Vale lembrar que pelo fato de não ter ocorrido paradas, a energia da frenagem regenerativa foi melhor aproveitada. 

Além disso, o veículo estava sem passageiros, o que significa dizer que nas operações urbanas convencionais a autonomia será menor que os 400 quilômetros alcançados entre Bogotá e Medellín. Mesmo assim, a durabilidade da carga única na bateria hoje é maior que nos modelos mais antigos. O veículo é configurado para transportar até 160 passageiros. Não há emissão de poluentes durante a operação. O ônibus conta com baterias de fosfato de ferro à prova de fogo e recicláveis, desenvolvidas pela própria BYD. 

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...