sexta-feira, 22 de abril de 2016

Brasil pode economizar R$ 30,4 bilhões por ano se investir em transporte limpo

Alívio para o pulmão e para a economia da nação! Os investimentos em transportes limpos como ampliação de redes de trólebus, ônibus elétricos e metrô podem fazer com que o país economize até R$ 30,4 bilhões por ano até 2030. A conclusão faz parte do relatório Oil Market Futures, que foi usado para estudos de analistas econômicos internacionais, como os que integram a consultoria mundial Cambridge Econometrics. 

Esta economia seria possível simplesmente pelo fato de o país gastar menos com petróleo. As formas de tração de veículos, principalmente do transporte coletivo, alternativas ao petróleo estão entre as mais indicadas em países como o Brasil, cuja geração de energia elétrica é limpa e também pela capacidade nacional de produção de biocombustíveis. Os investimentos em transporte coletivo, mesmo que com as fontes atuais de energia, trariam também benefícios pelo fato de mais pessoas deixarem o carro em casa. 

O número não contabiliza as externalidades financeiras causadas pela poluição, como os gastos com saúde pública, por exemplo. Se forem levados em conta estes aspectos, a economia pelos investimentos em transportes limpos é maior ainda, fazendo valer a pena os subsídios governamentais para a ampliação de frotas de ônibus que não dependam exclusivamente do petróleo e de redes de transportes urbanos e metropolitanos sobre trilhos.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...