quinta-feira, 31 de março de 2016

Mortes por falta de cinto de segurança fazem PRF e DER promoverem campanha nos ônibus

“Nós paramos em um posto de combustíveis e quando voltamos para o carro e retomamos a viagem, não coloquei o cinto. Menos de dois minutos depois aconteceu a batida e, por estar sem cinto eu fui arremessada para fora do carro. Quase morri, passei muito tempo em recuperação e desde então nunca mais viajo sem cinto, mesmo que seja em ônibus”. O relato da designer Thais Nascimento reforça os números e a necessidade de uma campanha de conscientização. No ano passado 170 pessoas morreram e 631 ficaram gravemente feridas em acidentes nas rodovias federais que cortam a Paraíba. E, segundo a PRF, uma das principais causas de mortes nas BRs é a falta do uso do cinto de segurança. Ao todo, 149 motoristas e 378 passageiros foram flagrados sem o cinto em fiscalizações.

Para reverter esse quadro, a PRF e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciaram, no último domingo (27), uma ação preventiva entrando nos ônibus nos portões de embarque do Terminal Rodoviário e alertando os passageiros para que coloquem o cinto, assim como acontece antes das decolagens e pousos de aviões. 

Nas primeiras abordagens feitas houve grande adesão dos passageiros à ideia. Alguns reclamaram de que o equipamento estava com defeito e foram orientados a procurar o motorista, que é responsável pela segurança dos ocupantes do veículo. Segundo a PRF, se os passageiros forem encontrados sem cinto, durante uma abordagem, a responsabilidade será do motorista, que responderá pela infração. A auxiliar de serviços gerais, Mércia Rodrigues, ainda não criou o mesmo hábito de usar o equipamento de segurança durante as viagens de ônibus e conta que só se atenta para isso quando viaja de carro. “Não costumo usar cinto quando estou de ônibus. Só quando viajo de carro”, afirmou.

Fonte: Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...