sábado, 5 de março de 2016

MAN/Volkswagen apresenta ônibus a gás natural

A MAN Latin America apresentou na Expo Foro 2016, feira destinada aos transportes coletivos, que ocorre no México até esta sexta-feira, 4 de março de 2016, um protótipo do modelo de ônibus 17 280 OT, movido a gás natural. De acordo com o diretor geral de operação da MAN Latin America no México, Leonardo Soloaga, a empresa quer investir nesta solução de sustentabilidade para a região. 

A companhia, entretanto, não informou se há planos para apresentar veículo semelhante no Brasil, onde a Scania testou um ônibus a gás natural ou biometado (gás proveniente da decomposição do lixo). Em 2006, o Grupo Volkswagen, que já detinha a MAN, assumiu o controle da Scania no mundo. Em julho de 2015, foi criada Truck & Bus GmbH, que une as operações em todo o mundo da MAN Truck & Bus, MAN Latin America (Volkswagen Caminhões e Ônibus) e Scania. As companhias afirmam que a atuação comercial e o portfolio dos produtos seguem independentes. 

O modelo 17.280 OT a gás natural foi desenvolvido entre unidades da MAN no México e na Alemanha e teve a participação da encarroçadora Modasa, conforme explica a empresa nota da companhia: “O Volksbus 17.280 OT a gás natural é resultado do desenvolvimento em conjunto entre a MAN Latin America no México, MAN Diesel Turbo da Alemanha e Modasa, encarroçadora líder no segmento a gás natural na América Latina. O modelo conta com motor MAN D0836 de 280 cavalos e transmissão automática ZF de seis velocidades. Ideal para carrocerias de 13,2 metros, este protótipo foi concebido para proporcionar um alcance de até 600 quilômetros (dependendo da operação), tendo resultado positivo em rotas longas, com ótimo desempenho.”

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...