domingo, 27 de março de 2016

Custos dos congestionamentos pesam mais no bolso do usuário do transporte público

Se as manifestações de junho de 2013 tiveram algum efeito positivo, foi o de poder ampliar o debate sobre o financiamento do transporte público para o barateamento aos passageiros e ao mesmo tempo com ganho de qualidade nos serviços. 

Uma discussão relativamente antiga e bem anterior às manifestações é sobre o transporte individual ajudar a financiar os meios coletivos de deslocamentos. Seria uma forma de democratizar o espaço nas cidades e dar justiça para o custeio dos descolamentos das viagens nas cidades. O transporte por carro e motos ocupa mais espaço urbano e, não só proporcionalmente, mas em números absolutos, transporta menos pessoas. 

Uma das alternativas que ganha mais força é a criação Cide Municipal – Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico Municipal. A ideia está contemplada na Proposta de Emenda Constitucional – PEC 179-A, de 2007, da Câmara dos Deputados. Em linhas gerais, a PEC prevê um acréscimo de 10% nos preços dos combustíveis para o financiamento do transporte público. Como retorno, o preço das passagens cairia em torno de 30%, o que poderia tornar o transporte coletivo mais atraente com uma fonte de custeio para garantir os investimentos necessários para os sistemas receberem esta demanda maior.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...