sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Câmeras serão usadas para fiscalizar e tornar mais seguro trânsito de João Pessoa

Evitar acidentes para garantir um trânsito cada vez mais seguro e com boa fluidez, este é o objetivo da fiscalização do trânsito por meio das câmeras de monitoramento, medida que está sendo implantada e deve passar a ser operada efetivamente a partir de fevereiro de 2016, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). 

Através dos equipamentos de vídeo instalados em pontos estratégicos da cidade, a Semob pretende utilizar as imagens captadas pelo Controle de Tráfego por Área (CTA) do órgão, para fiscalizar e emitir autuações aos infratores da legislação de trânsito, em João Pessoa. A medida tem como base uma resolução do Contran, de junho de 2015, que regulamenta a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. Placas educativas estarão sinalizando e informando aos condutores da existência da fiscalização por câmeras na via. 

Além disso, uma campanha educativa será realizada pelo menos 15 dias antes que a medida passe a autuar, para orientar e informar a população sobre a nova forma de fiscalização. Parar sobre faixa de pedestre, invadir a faixa exclusiva para ônibus, estacionar em locais proibidos, principalmente em cima das calçadas ou provocar filas duplas, além de usar aparelhos celulares ou permanecer sem cinto de segurança são algumas das irregularidades que podem ser fiscalizadas e acarretar punição ao condutor. O excesso de velocidade é a uma infração que não é registrada por este tipo de fiscalização, mas pelos radares que são equipamentos aferidos para este tipo de constatação. 

As câmeras possuem imagem em alta qualidade e alcance que pode chegar até 400 metros. Os agentes de mobilidade no Controle de Tráfego por área (CTA) vão observar as imagens (em tempo real) e os veículos que estiverem com prática irregular no trânsito serão flagrados, as placas identificadas e a punição emitida.

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...