quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Scania faz testes com biarticulado que pode tirar até 135 carros das ruas

Lançado oficialmente na semana passada, o F 360 HA, o primeiro ônibus biarticulado da Scania no Brasil, também fez experimentações em Curitiba, no Paraná. Voltado para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, corredores de ônibus de maior velocidade e demanda, o veículo chegou até a fazer paradas nas conhecidas estações-tubo do sistema paranaense. O sistema de Curitiba é considerado o “berço do BRT” no mundo. 
Scania diz que veículo é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes.
Dependendo da configuração interna da carroceria, o ônibus pode transportar até 270 passageiros, entre sentados e em pé. O motor é dianteiro e desenvolve 360 cavalos e o torque é de 1.850Nm. A configuração é de piso alto para estações de BRT que possibilitam embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho dos ônibus. O câmbio é automático B 516R de seis marchas, da Allison. O peso bruto total é de 43,5 toneladas. 

Apesar de a crise econômica atrasar os repasses do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, comprometendo os cronogramas das obras de mobilidade, segundo o Ministério das Cidades, há 61 projetos de BRT em andamento no Brasil e a Scania foca neste mercado. É o Ministério das Cidades o principal responsável pelo dinheiro das obras de mobilidade. Muitas deveriam estar prontas até a Copa do Mundo de 2014. Além da crise, erros nos projetos por parte de estados e municípios também impede o maior fluxo dos recursos, de acordo com o Ministério.

Fonte: Ponto de Ônibus / Foto: Sérgio Greiff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...