terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mais brasileiros estão trocando o avião pelo ônibus, revela Ministério do Turismo

Grandes distâncias e dificuldades para se chegar a um aeroporto, preços instáveis das viagens de avião, alta do dólar influenciando nos valores das passagens aéreas e deixando mais caros os roteiros internacionais, pouco conforto de aeroportos e aeronaves, diminuição na renda do brasileiro, altas constantes nos preços do etanol e da gasolina… 

Enfim, não faltam motivos para que o ônibus volte a ser uma das principais alternativas para o brasileiro viajar, seja a negócios, passeio, por motivos de saúde ou para ver a família. É o que revela o Boletim Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, elaborado mensalmente pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. 

Segundo o mais recente levantamento, referente ao mês de setembro, que mede a intenção de viagem dos brasileiros em sete capitais pelos próximos seis meses, 14% dos entrevistados disseram que pretendem viajar de ônibus. É o maior índice desde 2005. Já o interesse pelas viagens de avião caiu de 58,3% em setembro de 2014 para 51,8% nesta última sondagem. Apesar de o interesse pelo ônibus ter aumentado, o setor de transportes rodoviários também sente a crise econômica brasileira. De acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, neste ano até setembro, houve uma queda de 5,16% de passageiros, totalizando 23 milhões e pessoas. A intenção pelas viagens dentro do país também aumentou. Em setembro deste ano, 77,6% dos entrevistados disseram que pretendem viajar pelo País nos próximos seis meses, o índice mais alto dos últimos cinco anos. Em setembro do ano passado, eram 76,4% dos entrevistados.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...