terça-feira, 4 de agosto de 2015

Operadores da Unitrans participam de treinamento técnico sobre embreagem

Não descansar a mão na alavanca da marcha, não apoiar o pé no pedal da embreagem e não dar partida no ônibus em segunda marcha. Essas foram algumas das abordagens do treinamento técnico ‘Funcionamento de Embreagem’, que começou nesta segunda-feira (03) e se estende até a próxima sexta-feira (07), no auditório da empresa de ônibus Unitrans. 
O treinamento, que faz parte das atividades do projeto ‘Operador em Ação’, é direcionado para motoristas, manobreiros e cobradores. Os instrutores do curso são Charles Queiroz, da Unitrans, e Orlando Silva, da Platô Diesel. A gerente de vendas da Platô Diesel, Viviane Valdomiro, também participou do início dos trabalhos na manhã de hoje (03). Diariamente, o treinamento acontece as 8h30 e às 15h30 para que todos os operadores possam participar. 

A partir de explicações e projeções em vídeo que mostram situações cotidianas na operação de um ônibus, os instrutores vão fazendo colocações de como agir corretamente na condução do veículo para preservar a vida útil do kit de embreagem. “A má condução do carro está diretamente ligada a dirigibilidade do motorista que se não for adequada pode reduzir a vida útil do kit de embreagem em cerca de 20 mil km”, afirma Charles, lembrando que as dicas vistas durante o treinamento se aplicam em qualquer veículo.
O descanso do pé no pedal da embreagem e da mão na alavanca da marcha e a saída em segunda marcha ao invés da primeira, ou mesmo soltar a embreagem rápido, provocando solavancos no veículo, segundo Charles, são comportamentos que devem ser evitados, pois contribuem para acelerar a quebra do kit de embreagem e até aumentar o consumo de combustível. “E isso vale tanto para veículos pequenos quanto grandes”, destaca Charles.

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...