quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dez anos de um conceito na identidade visual inovadora da Guanabara

Criado em 2005, o projeto de identidade visual da Expresso Guanabara foi inspirado nas mais recentes tendências estéticas internacionais em design de carroçarias de ônibus. É de autoria do escritório Carlos Ferro de Design, um dos mais antigos e tradicionais do País. Foi desenvolvido em linguagem minimalista, com desenhos mais leves e sem a utilização excessiva de cores e formas. O processo criativo incluiu pesquisa sobre o significado original da palavra Guanabara. 
No idioma tupi, guanabara quer dizer “seio do mar”. Do significado da palavra “seio” (sinu, em latim) evoluiu-se para os termos sinuosidade, volta, curvatura, chegando-se à definição primordial do termo Guanabara, que seria curva do mar – nome em perfeita conformidade com a região atendida pela Expresso Guanabara: o Norte e o Nordeste do país. A proposta gráfica foi baseada nos conceitos obtidos: curvas, formas orgânicas, orla, mar, praia. Por se tratar de empresa consagrada e consolidada no mercado, optou-se pela renovação sem mudanças ou cortes aleatórios, buscando-se reforçar o que já existia sem romper as raízes ou ferir tradições.
A evolução no código cromático original da Expresso Guanabara (branco, azul e vermelho) foi usada para promover unidade entre as principais empresas do Grupo e para reforçar o conceito de corporação. A partir dos conceitos litorâneos (orla, mar, praia), o azul foi eleito como a cor fundamental. As três cores tradicionais ganharam tonalidades mais modernas e arrojadas e foram acrescidas do amarelo-limão e do verde-petróleo, cores de apoio que geram os contrastes e equilíbrios estéticos necessários. A identidade visual é completada com a utilização de recursos de pintura e adesivação.

Fonte/Fotos: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...