sexta-feira, 8 de maio de 2015

Frota de ônibus cresce abaixo da média no Brasil e idade é maior

A média de idade da frota brasileira, que estava caindo, voltou a subir, de acordo com relatório da frota circulante 2015 do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, divulgado nesta segunda-feira, dia 04 de maio de 2015. Os dados usados correspondem à frota cadastrada até o final de 2014 e que ainda está em circulação.
Segundo o Sindipeças, o principal motivo do “envelhecimento” dos veículos no Brasil é o cenário econômico que afeta a indústria automotiva. Já os frotistas de veículos comerciais, como ônibus e caminhões, têm adiado as renovações e investimentos por causa do desaquecimento da economia brasileira. 

Em relação à mobilidade, o relatório não traz notícias positivas: o crescimento da frota de ônibus foi menor que a do total de todos os veículos no País e a idade dos ônibus é maior que a média de idade de todos os tipos de automóveis. O total de ônibus no Brasil, de acordo com o relatório, subiu 3,4% de 2013 para 2014, representando um percentual abaixo da média do crescimento total de automóveis (3,7%). Em 2014, foram contabilizados em todo o País, 387 mil 656 ônibus, entre novos e usados. Se a idade média geral dos veículos no Brasil é de 8 anos e 8 meses, a idade da frota de ônibus, tanto rodoviários como urbanos, é de 9 anos e 2 meses, em média.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...