quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Um ano de aprendizado

O empresário Max Lopes, da Empresa Marcos da Silva (do transporte coletivo de João Pessoa), foi quem nos chamou a atenção para o editorial da mais recente revista Viajante, uma publicação bimensal da Marcopolo S/A. Esta empresa é uma das maiores encarroçadoras de ônibus do mundo, nascida em Caxias do Sul/RS, portanto aqui no território brasileiro, e que hoje já tem fábrica em oito países (África do Sul, Argentina, China, Colômbia, Egito, Índia, México e, claro, Brasil). 

O referido editorial titulado “Um ano de aprendizado e persistência” é assinado pelo diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Paulo Corso. Nele, ao enfatizar que já se sabia que 2014 seria um ano difícil, Paulo Corso destaca, porém, que não se imaginava “que seria tão atípico, com tantos momentos conturbados e tamanhas indefinições que acabariam afetando sensível e drasticamente a indústria brasileira de ônibus”, inclusive empresas que, como a Marcopolo, trabalha utilizando-se do “planejamento com pés no chão” – assim dito por Paulo Corso. 

O diretor da Marcopolo igualmente registra que sua empresa fechou o ano 2014 com menos de 30 mil unidades produzidas. Nessa queda de produção estão também os ônibus urbanos, bem menos adquiridos pelas empresas de transporte coletivo das cidades brasileiras. E diz Paulo Corso: “A demora nas correções das tarifas retardou a renovação das frotas”.

por MÁRIO TOURINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...