quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ônibus a bateria é 82% mais econômico que diesel

Além de não emitir nenhum tipo de poluição durante as operações, o ônibus elétrico articulado da Eletra, desenvolvido em parceria com a Mitsubishi, movido somente com energia acumulada nas baterias, é econômico. Pelo menos é o que mostram os resultados dos testes realizados no E-bus, divulgados nesta segunda-feira pela Eletra. “A vantagem foi verificada no consumo específico por tonelada.” – diz a empresa. 
De acordo com o levantamento, o gasto energético do ônibus nacional com baterias é 82% inferior em comparação com um ônibus do mesmo porte movido a diesel, que foi usado nos testes como “sombra”, ou seja, logo em seguida ao veículo elétrico, já vinha um a combustção para fazer as comparações no mesmo trajeto e nas mesmas condições operacionais e até mesmo climáticas. Como as duas matrizes energéticas são diferentes, para os cálculos, a quantidade de litros por quilômetro de diesel consumida foi transformada em Kw/h – quilowatts/hora através de cálculos matemáticos. 

Segundo a Eletra, uma das características de o ônibus E-bus ter ser comportado de maneira mais econômica foi o sistema de recuperação de energia nas frenagens, momentos de parada ou de menos esforço do ônibus, que foi responsável por 33% da carga recebida pelas baterias.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...