sábado, 29 de novembro de 2014

Mobilidade: Pessoa idosa no transporte coletivo

A denominação do evento foi “4º Simpósio Franco-Luso-Brasileiro da Pessoa Idosa”. Mas, em razão de sua temática (“Envelhecer: decidir nosso futuro hoje!”) e dele também participando muitos jovens, afirmamos que foi um evento pelas (em favor) das pessoas idosas. E não poderia ser diferente. Foi realizado no Espaço Cultural.
Lá estivemos não só como idoso que pela lei somos já há nove anos, mas também para, como solicitado pelos organizadores do evento, proferir palestra focando “Mobilidade da Pessoa Idosa como Usuária do Transporte Coletivo”. Não se admite falar-se sobre mobilidade sem antes referir-se como ter-se acessibilidade ao transporte coletivo, não significando o adentrar aos ônibus, mas como se chegar aos pontos de paradas destes.

Sempre que há alguma abordagem sobre a acessibilidade do transporte coletivo, há logo os que se colocam contra os próprios ônibus como que o aspecto de inacessibilidade estive neles. Não! Essa dificuldade está principalmente dentro dos espaços de como chegar a eles! Para, inclusive, propugnar que as ruas sejam também para as pessoas idosas, realizam-se simpósios como este aqui mencionado e que são instrumentos para chamar a atenção sobretudo dos Governos e para lembrar que leis para a promoção da acessibilidade existem desde 1994, portanto há mais de 20 anos. Ou seja: leis já as temos até em excesso. 

por Mário Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...