segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Alunas do Unipê realizam palestra sobre câncer de próstata para operadores da Unitrans

As turmas do sétimo e oitavo período do curso de enfermagem do Unipê proferiram, uma palestra sobre Câncer de Próstata para motoristas, cobradores e manobreiros da Unitrans. 
O evento foi muito prestigiado pelo público masculino que, curioso sobre o assunto, fez perguntas e assistiu com atenção à apresentação das alunas, comandadas pela professora Elizanete Magalhães. O evento faz pare das ações da empresa inerentes ao Novembro Azul. 

Além disso, as alunas também discorreram sobre a falta de procura de ajuda médica para um problema de saúde que pode ter cura. “O preconceito é uma dos principais empecilhos para se descobrir precocemente a doença”, comentou a professora. Durante a palestra, foi mostrado que a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Sintomas como dor lombar, na bacia ou nos joelhos, sangramento pela uretra, urgência urinária, interrupção na micção, urinar várias vezes e em pouca quantidade, redução da distancia do jato de urina e a sensação constante de bexiga cheia são aspectos que devem ser examinados, pois são indicativos da doença. Após o exame de toque, realizado por um urologista, caso haja suspeita de Câncer, o médico encaminhará o paciente para fazer uma dosagem de proteína do sangue (PSA), através de exame de sangue. “Mas nem todos os casos de aumento da próstata constado no toque significa câncer de próstata”, alertou a professora, destacando que pode ser uma infecção, por exemplo, mas que o homem deve procurar ajuda médica para descartar um possível diagnostico de câncer. Para o manobreiro Adriano Amarantes, a palestra foi muito boa porque foi uma oportunidade para se tirar diversas dúvidas. “Orientou melhor a gente para a prevenção da doença. Isso mostra o interesse da empresa também no nosso bem estar. Gostei muito”, afirmou Adriano, que também aproveitou para ver como estava a pressão. Já o motorista Helosman Barbosa, de apenas 28 anos, ficou de olho nos sintomas. “Prestei atenção nos sintomas para saber quando me preocupar”, comentou ele, lembrando da importância de se realizar sempre o preventivo com um urologista porque quando o homem apresenta sintomas, a doença já está um tanto adiantada.

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...