quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sim promove capacitação para seus motoristas

A SIM – Sistema Integrado Metropolitano, empresa de transporte coletivo que opera na cidade de Santa Rita, promoveu mais um ciclo de treinamento com seus colaboradores (motoristas, cobradores e fiscais). Os 127 funcionários participaram do programa “Motorista Cidadão, Transporte Legal” um programa pioneiro no país que tem por objetivo capacitar motoristas de ônibus para um atendimento especial a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. 
Em simulação, motoristas e cobradores, experimentaram as dificuldades enfrentadas por usuários com mobilidade reduzida. Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência. Os participantes foram estimulados a uma reflexão. 

As aulas práticas foram realizadas na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Rita-PB. Além dos operadores, participaram do treinamento, observadores representando a associação das pessoas com deficiência, representante da secretaria do bem estar social de Santa Rita, a vereadora Vanda de Olavo, representando o conselho do idoso e Dr. Jose Augusto Morosine, representando o SETRANS-PB. A experiência serviu para sensibilizar os operadores que sentiram na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários. 

O motorista de ônibus Luciano Ribeiro utilizou uma máscara nos olhos e uma bengala para viver a rotina de um deficiente visual e explica o que sentiu. “Andar sem enxergar é muito difícil”. Você tem que se locomover lentamente para conseguir saber em que direção deve seguir. Para mim, foi um grande aprendizado. Não só vou levar essa experiência para o meu trabalho, como vou incentivar meus colegas a praticarem o dia a dia. Sentado em uma cadeira de rodas para embarcar no ônibus, o motorista Manoel de Souza, que trabalha na profissão há 18 anos, também avalia de forma positiva a aula prática. "Quando passamos pelo que o outro passa, fica mais fácil entender as dificuldades. Eu acho muito importante cursos desse tipo para a categoria, porque nos ajuda a tratar melhor os usuários”, disse Manoel.

Fonte/Fotos: Sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...