sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Operadores aprendem como conter princípios de incêndio durante palestra da SIPAT Unitrans

Uma palestra da XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Unitrans sobre combate a incêndios movimentou a manhã e a tarde de motoristas, cobradores e despachantes da empresa de ônibus. A apresentação foi comandada pelo instrutor do Sesmt da empresa, Elison Souza. Ele apresentou uma série de informações importantes, desde a classificação dos tipos de incêndio e o combate certo a cada um deles, até a verificação da qualidade e o modo de utilização dos extintores domésticos. 

Elison apontou a diferença entre incêndio e princípio de incêndio. “Um incêndio nós não conseguimos conter e temos que chamar uma equipe especializada. Já o principio nós conseguimos conter”, disse ele, lembrando que para se ter incêndio há de se ter elementos básicos como o ar e o calor. Segundo ele, nem todos os incêndios são apagados com água. Em alguns casos, inclusive, a água gera mais perigo ainda se for utilizada. 

Cobrador Alexandre Henrique
No final, o instrutor mostrou um vídeo onde os brigadistas mostram a forma correta de se utilizar um extintor, destacando que antes de usar é necessário verificar a pressão do equipamento. Se o indicador estiver apontado para o vermelho o extintor não está com pressão suficiente. Se estiver no verde, está tudo correto e pronto para o uso. Já se estiver na parte branca ou amarela, o extintor está com muita pressão e poderá explodir se utilizado. “Na hora do incêndio é difícil a gente olha tudo isso. O certo mesmo é sempre manter o extintor atualizado”, recomendou. Para o cobrador Alexandre Henrique, a palestra foi muito proveitosa para o seu dia a dia. “Achei muito bom ficar sabendo de tudo isso. Às vezes a gente acha é uma besteira, até a hora de precisar apagar realmente um princípio de incêndio. Para mim, quanto mais conhecimento melhor para a realização do meu trabalho. Gostei muito”, afirmou ele, que foi um dos sorteados com os brindes da Unitrans.

Fonte/Fotos: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...