segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Produção de ônibus em novembro cai, mas no ano registra alta considerável

Se em relação às vendas o mercado de ônibus registrou queda no mês de novembro, o nível de produção seguiu a tendência. Mas ainda não há de que se reclamar. Assim como ocorre com as vendas, com a produção o acumulado do ano entre janeiro e novembro vai bem. Levantamento divulgado pela Anfavea mostra que em novembro foram produzidos 3 mil 315 ônibus. O número representa queda de 4,9% na comparação com os 3 mil 484 ônibus feitos em outubro. Mas no acumulado de 11 meses, a produção de ônibus registra alta de 13,1%. 

De acordo com a Anfavea, entre janeiro e novembro de 2013 foram fabricados 38 mil 466 ônibus. No mesmo período de 2012, foram feitos 34 mil 001 ônibus. A recuperação sobre o ano passado, que sentiu os efeitos da mudança de tecnologia de restrição à emissão de poluição, deixando os ônibus mais caros e impactando nas vendas, a manutenção das linhas de crédito e investimentos em infraestrutura e mobilidade explicam o resultado positivo no acumulado deste ano. Para a indústria, os números poderiam ser melhores, no entanto. 

A perda do ritmo de algumas obras de mobilidade, as incertezas quanto à continuidade dos juros baixos em algumas linhas de financiamento, a redução na renovação da frota por parte das empresas de ônibus pelo aumento de custos sem aumento proporcional das receitas e as indefinições de licitações com o da ANTT sobre as linhas interestaduais rodoviárias são os argumentos dos fabricantes para alegarem que 2013 não será como previam. 

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...