sábado, 29 de dezembro de 2018

Operadores de ônibus de João Pessoa encerram treinamento do programa Humanizar

Ao longo deste ano, nenhum dos acidentes envolvendo ônibus e ciclistas ou motociclistas em João Pessoa foi provocado por imprudência ou negligência dos motoristas das empresas de ônibus da cidade. Esse dado divulgado nesta sexta-feira (28), durante o encerramento do terceiro ciclo do Programa de Humanização de Operadores do Sistema de Transporte Coletivo da Capital, ilustra bem a importância da capacitação dos motoristas na busca de um sistema de transporte coletivo que conviva, cada dia mais, harmonicamente com pedestres e ciclistas. 

O curso foi elaborado e ministrado por instrutores do SEST/SENAT que é parceiro da Semob no Programa e foi dividido em sete tópicos: O papel do condutor no trânsito; Representatividade dos Ciclistas; Normas gerais de circulação e conduta; A responsabilidade do maior pelo menor; Adote a direção preventiva; Pedestres e condutores de veículos não motorizados e Infrações. 

A gerente de capacitação de operadores da Semob, Fátima Araújo, lembra que na parte prática do treinamento, os profissionais foram para o pátio da Estação e vivenciaram situações cotidianas que acontecem nas ruas entre ônibus e ciclistas, só que no papel de ciclistas. Freadas bruscas e próximos das bicicletas, ultrapassagens, situações de perigo, de iminência de batida foram algumas das situações vivenciadas por eles. 

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, parabenizou a Semob pela iniciativa e os operadores pelo empenho e dedicação aos treinamentos. “Quero agradecer a todos vocês pelo comprometimento e mais ainda por se mostrarem abertos para se desenvolver não apenas como profissionais, mas, também como pessoas, pois isso é muito importante e mais ainda no segmento onde a gente atua que é o de transportar vidas”, disse Lorena. 

A diretora da Santa Maria, lembrou que a linha de frente das empresas são os operadores e que é importante que eles estejam capacitados e motivados. “Vocês enfrentam o dia a dia com muita competência e são vocês que fazem o ‘gol’, nós, da retaguarda, damos um suporte importante, mas são vocês que lidam com os nossos passageiros e quanto mais capacitados estiverem, melhor será nossa prestação de serviço”, destacou Larissa, lembrando que a boa mobilidade das cidades está relacionada a um bom sistema de transporte público e que o de João Pessoa faz a diferença.

Fonte: News Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...