sexta-feira, 6 de abril de 2018

Sistema de trens volta a ser ameaçado por falta de recursos

Os metrôs de Recife, Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa (VLT) e Natal, as cinco capitais brasileiras operadas pela CBTU) podem parar de funcionar até o fim do mês de abril se o Orçamento de 2018 para o setor não for revisto. Foi o que disse o diretor-presidente da CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, José Marques de Lima, em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). 

Cerca de 600 mil pessoas seriam prejudicadas diariamente. A declaração do diretor-presidente foi dada pouco mais de um mês após a CBTU afirmar, por meio de sua assessoria, que o Ministério do Planejamento já havia garantido que não iria faltar recursos para trens e metrôs. A liberação da verba, no entanto, ainda é aguardada. O orçamento para os metrôs e veículos leves sobre trilhos (VLTs) das cinco praças, que no ano passado foi de R$ 265 milhões, caiu para R$ 142 milhões em 2018, para atender à política de corte de gastos prevista na Emenda Constitucional 95. 

Marques de Lima observou que se chegou a cogitar no início do ano reduzir o número de viagens e de trens em circulação, mas nova avaliação de técnicos da CBTU aponta que seria impossível manter o sistema em funcionamento sem o reforço do orçamento: “Esse corte no orçamento da CBTU não reduz viagens. Na situação em que se encontra hoje, nós não operamos mais. O sistema simplesmente para de funcionar. Se o orçamento não for reposto, o sistema para”, alertou o diretor.

Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...