segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O primeiro ônibus do Mundo

Foi na França, precisamente na cidade de Nantes, que surgiu o primeiro ônibus como meio de transporte terrestre de passageiros. O ano era 1826 e, até então, o transporte era feito por meio de carruagens, carroças e carros de aluguel. As viagens eram lentas, cheias de paradas para descansos e passíveis de muitos perigos. Viajar era regalia de poucos e até a locomoção por distâncias médias era complicada. 

Foi por esse motivo que o empresário Stanislav Baudry teve que encontrar um jeito de transportar as pessoas entre o centro da cidade e as instalações afastadas do seu negócio, uma casa de banhos públicos. O veículo era uma espécie de grande carroça com bancos de madeira e entrada traseira. O nome “ônibus”, de acordo com registros históricos, parece ter surgido do ponto final onde o veículo estacionava, a loja de um comerciante chamado “Omnes”, que criou a expressão “Omnes Omnibus”, com o significado de “tudo para todos”. 

Os dizeres foram criados para divulgar a pequena loja de artigos variados, mas rapidamente foram associados ao transporte. A ideia de um veículo que pudesse levar pessoas com mais conforto a distâncias maiores fez tanto sucesso que Baudry acabou desistindo da sua casa de banhos para se dedicar ao novo empreendimento. Logo, muitas outras empresas de ônibus se espalharam pelo mundo.

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...