quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ônibus simplificados buscam reduzir o custo operacional em meio a crise do setor

Crise política, crise econômica, crise no setor de transportes. Os sucessivos reajustes de insumos como óleo diesel e pneus, congelamento de tarifas e a crescente queda no número de passageiros transportados tem levado empresas de transporte urbano em todo o Brasil a questionar a rentabilidade e em alguns casos, até mesmo a viabilidade do negócio. O valor operacional tem peso fundamental nesse cenário. 

Pensando assim fabricantes como a Marcopolo já desenvolvem modelos simplificados com foco na redução do custo e tempo de manutenção. A solução encontrada pela Marcopolo é, literalmente, uma versão simplificada do urbano Torino. Chamada de Torino S (do italiano Soluzione), adota um conjunto de 15 evoluções e involuções com o objetivo de economizar o custo de entrega, reparo e troca de peças na operação. O novo modelo perdeu, por exemplo, o conjunto de luzes de LEDs a favor de lentes circulares intercambiáveis, mas recebeu a grade interna de ar-condicionado removível da família de ônibus rodoviários Geração 7. 

Os cinco chassis disponíveis (Mercedes-Benz OF-1519, OF-1721, OF-1721L e MAN VW 15.190 OD e 17.230 OD) respondem por mais de 80% do mercado de urbanos no Brasil. “Lançamos o novo Torino (conhecido como Torino G7 ou Torino 2014) no auge do mercado, em 2013. Desde então o mercado caiu 70%. Como manter?”, questiona o diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Paulo Corso. 

O Torino S custa o mesmo que o modelo já a venda no mercado, mas a empresa multinacional espera que a economia estimada de 5% a 10% na operação seja um fator decisivo na escolha dos frotistas pelo modelo. O tempo previsto entre a encomenda e a entrega da carroceria é de 30 dias – metade do habitual. Uma linha de produção foi especialmente criada para a versão na fábrica de Xerém, na Baixada Fluminense. A família Torino permanece no mercado, incluindo as configurações articulado, piso-baixo e motor traseiro, nos mais variados chassis.

Fonte: Fortalbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...